Depois de acidentes de trabalho, uma investigação de corrupção e derrapagens orçamentais, a ponte que liga Hong Kong, Zhuhai e Macau vai finanlmente ser finalmente inaugurada.
Corpo do artigo
Com um total de 55 quilómetros - uma estrutura principal de 29,6 quilómetros, uma secção em ponte de 22,9 quilómetros e um túnel subaquático de 6,7 quilómetros - a maior ponte do mundo sobre o mar vai ser inaugurada esta terça-feira.
Esta mega estrutura vai ligar Hong Kong Zhuhai e Macau, reduzindo a 45 minutos uma viagem que atualmente leva quatro horas.
A ponte vai ser inaugurada como uma cerimónia em Zhuhai, cidade adjacente a Macau, com presença do Presidente chinês, Xi Jinping, e do vice-primeiro-ministro, Han Zheng.
A circulação de trânsito será aberta no dia seguinte às 09h00 (Locais, 02h00 em Lisboa) e fica sujeita a quotas, divididas entre Hong Kong e Macau.
A construção começou em 2011 e previa-se a abertura para 2016, mas vários problemas, como acidentes de trabalho, uma investigação de corrupção, obstáculos técnicos e derrapagens orçamentais obrigaram a um adiamento da inauguração.
Segundo estimativas do jornal de Hong Kong South China Morning Post, a ponte custou aos três governos cerca de 1,9 mil milhões de euros.