O portal chama-se assim mesmo: Primer Empleo. E, como o nome indica, pretende dar todas as ferramentas para que estudantes e recém-licenciados encontrem o primeiro emprego em Espanha. Não é tarefa fácil.
Corpo do artigo
O serviço é gratuito. Basta uma inscrição na página da internet. Tem nesta altura mais de 950 mil registos e as empresas inscritas também já superam as 25 mil. O objetivo é claro: ajudar a encontrar o primeiro emprego.
Em Espanha, a taxa de desemprego jovem, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estadística, chega aos 50 por cento. Dados de dezembro, mais animadores do que os já registados noutros meses.
Ainda assim, a diretora da plataforma Primer Empleo, Karen Voloj, admite que apesar dos dados serem um pouco mais animadores, a qualidade do trabalho piorou: "os jovens conseguem cada vez mais trabalhos que são temporários e com ordenados baixos".
Acrescenta que os menores de trinta anos em Espanha "vão passando de estágio em estágio. Antes, um jovem demorava, no máximo, um ano a conseguir o primeiro emprego. Atualmente, o governo até alargou a idade-limite do emprego jovem para os 30 anos, nas questões da segurança social. Porque há muitos jovens que se aproximam dos 30 anos sem nunca terem tido um emprego, que não seja um estágio curricular. Sem nunca terem tido um contrato indefinido, por exemplo."
O site PrimerEmpleo ajuda, não só a encontrar o primeiro trabalho, como também a elaborar um currículo ou a preparar uma entrevista.