O ministro dos negócios estrangeiros é um dos chefe da diplomacia convidados pelo homólogo alemão, Guido Westerwelle, para um encontro informal na terça-feira, em Berlim, destinado a debater o futuro da Europa.
Corpo do artigo
O encontro do chamado «grupo do futuro» será o início de uma série de consultas sobre os princípios fundamentais da União Europeia, disse hoje à Lusa uma fonte diplomática na capital alemã.
Um porta-voz do ministério dos negócios estrangeiros germânicos sublinhou também que «a Europa tem de encontrar respostas para uma ordem mundial em mudança, numa altura em que o entusiasmo pelo ideal europeu tem diminuído».
Por isso, disse a mesma fonte, o objetivo do jantar informal, em que participam, nomeadamente, os ministros dos negócios estrangeiros da Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Holanda, Itália, Luxemburgo, França, Polónia e Portugal, «é olhar para além da atual crise financeira e promover um debate estratégico sobre o futuro do projeto europeu».
O mesmo porta-voz esclareceu que não se trata de lançar os alicerces para uma nova Constituição Europeia, proposta recentemente avançada pro Westerwelle, que sugeriu também a eleição direta do presidente do Conselho Europeu.