Um vídeo publicado no Youtube simula um noticiário da televisão norte-coreana e dá conta de que tanto a Coreia do Norte como Portugal chegaram à final do Mundial 2014. Sabe-se agora que é tudo falso. Tanto os finalistas, como o próprio noticiário.
Corpo do artigo
"Fan fests" a celebrar as vitórias norte-coreanas, Copacabana em êxtase perante imagens do supremo líder e uma goleada histórica contra os Estados Unidos da América. Uma realidade imaginária criada numa espécie de universo paralelo que é a Coreia do Norte. Ou quase. O vídeo chegou a ser apontado como verdadeiro e teria sido emitido durante o noticiário da televisão estatal norte-coreana, mas afinal é falso.
Segundo a agência Lusa, o vídeo que informa que o país vai jogar a final do Mundial 2014, frente a Portugal, tem a narração adulterada. Na Coreia do Sul, os internautas não tardaram em concluir que a locução imputada à apresentadora do noticiário tem um sotaque sul-coreano, muito diferente do norte-coreano, e com recurso a palavras e anglicismos apenas usados neste país.
[youtube:ZJoRZOK18Fg]
Nas imagens é mostrado, através de infografias, que a Coreia do Norte chegou à final, após vencer as seleções de Japão, por 7-0, Estados Unidos, por 4-0, e a China por 2-0.
Uma realidade paralela que afinal é mesmo falsa. O vídeo foi fabricado na Coreia do Sul para parodiar os norte-coreanos que nem se chegaram a apurar para o Campeonato do Mundo no Rio de Janeiro.