Em Nova Iorque, Pedro Passos Coelho explicou que «não damos por garantido a posição de Portugal à partida» e disse ter «alguma expectativa» sobre as negociações do Quarteto.
Corpo do artigo
Portugal vai aguardar «até ao final» o resultado das negociações do Quarteto para o Médio Oriente antes de tomar uma decisão sobre o reconhecimento da Palestina, indicou o primeiro-ministro.
Após um encontro em Nova Iorque com o seu homólogo israelita, Benjamin Netanyahu, Pedro Passos Coelho explicou que «não damos por garantido a posição de Portugal à partida».
À margem do debate anual da Assembleia-geral da ONU, o chefe do Governo português lembrou ainda a importância de «todos os parceiros que estão envolvidos nessas negociações saibam que não têm resultados garantidos à partida sobretudo no Conselho de Segurança».
Passos Coelho adiantou ainda que tem «alguma expectativa que o trabalho ao nível do Quarteto possa ser bem sucedido» e realçou que «Portugal continua a apostar numa solução negociada que possa trazer paz e segurança para a região».
O primeiro-ministro português encontra-se ainda esta sexta-feira com o presidente palestiniano, no dia em que Mahmud Abbas entrega formalmente ao Conselho de Segurança, de que Portugal faz parte até ao final de 2012, o pedido de reconhecimento como membro de pleno direito da ONU.