A situação económica portuguesa é o tema principal da reunião, esta manhã em Budapeste, dos ministros das Finanças da Zona Euro.
Corpo do artigo
O ministro das Finanças português, Teixeira dos Santos, deverá explicar aos restantes ministros as razões que levaram Portugal a fazer o pedido de ajuda e também dar algumas pistas sobre as modalidades do apoio que Lisboa pretende obter, segundo fontes comunitárias.
Por seu lado, os ministros das Finanças da Zona Euro irão reiterar a solidariedade e vontade de apoiar Portugal.
Os responsáveis das Finanças da Zona Euro também deverão dar o seu aval ao início do processo que irá levar à aprovação do empréstimo europeu para ajudar o país a resolver os seus problemas de dívida pública.
Uma missão de técnicos da Comissão Europeia, Banco Central Europeu (BCE) e Fundo Monetário Internacional (FMI) deverá desloca-se a Lisboa nos próximos dias para negociar o programa de ajustamento económico com que o país se vai comprometer para receber a assistência financeira pretendida.
A situação orçamental noutros países europeus também será abordada neste encontro, principalmente a da Grécia e Irlanda, países que já pediram ajuda para financiar a dívida pública.
O encontro dos ministros das Finanças da Zona Euro começa às 08:30 (07:30 de Lisboa) e terminar às 11:30 (10:30) no Palácio Real de Godollo, nos arredores de Budapeste.