Portugal é dos países mais envelhecidos do mundo e segundo pior da OCDE na disponibilidade de cuidadores

Adelino Meireles/Global Imagens (arquivo)
A conclusão consta do relatório "Panorama da Saúde" de 2025, publicado pela OCDE composta por 38 países membros e que disponibiliza dados sobre a saúde da população e o desempenho do setor
Corpo do artigo
Portugal é um dos quatro países mais envelhecidos do mundo, mas é o segundo pior da OCDE no que diz respeito à disponibilidade de cuidadores profissionais de pessoas idosas. A conclusão consta do relatório "Panorama da Saúde" de 2025, publicado hoje pela organização composta por 38 países membros e que disponibiliza dados sobre a saúde da população e o desempenho do setor.
O estudo revela que os portugueses vivem mais tempo, são dos que menos se suicidam, mas, ainda assim, são os que mais se queixam sobre o estado da sua própria saúde.
Quanto aos serviços e saúde, a cobertura é muito boa. O relatório diz que 100% da população tem acesso a cuidados de saúde, acima da média também na taxa de vacinação das crianças (99%).
Depois temos o rastreio ao cancro da mama que está ao nível dos restantes países. Já a prescrição de antibióticos ultrapassa a média da OCDE.
A grande surpresa é a falta de cuidadores profissionais de idosos: Portugal é quase pior da OCDE. O relatório diz que a média é de cinco cuidadores por cada 100 habitantes com mais de 65 anos. Em Portugal, esse número não chega a um e fica pelos 0,8.
Quanto a médicos, farmacêuticos e enfermeiros até temos mais do que a média.
Pelos gastos em saúde, afinal Portugal gasta um pouco menos por habitante que os outros países. O problema é que face à riqueza produzida o peso da fatura é maior no orçamento nacional.