Portugal e a Turquia assinaram hoje acordos de proteção mútua sobre informação classificada, memorandos de entendimento na educação e comércio externo e um protocolo de cooperação ao nível da segurança alimentar, no quadro da primeira cimeira intergovernamental.
Corpo do artigo
Estes acordos foram assinados no final desta cimeira, que decorreu, esta terça-feira, em Lisboa e terminou com uma reunião entre o primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, com o seu homólogo turco, Ahmet Davutolu, além de várias outras reuniões entre governantes dos dois países.
Na declaração conjunta conhecida no final da cimeira, ambos os países reconhecem que a cooperação económica «é um elemento relevante das relações luso turcas» e consideram que «o comércio bilateral de bens está muito aquém do seu potencial».
Entre os setores considerados prioritários para o investimento estão o «agroalimentar, a construção civil, os transportes, a energia, em particular no campo das energias renováveis e da eficiência energética, o farmacêutico, a saúde, as indústrias da defesa, o turismo e o imobiliário».
No plano da defesa e segurança, além da assinatura do acordo sobre proteção mútua de informação classificada, ambos os países querem «continuar a reforçar a cooperação entre os respetivos Ministérios da Defesa e estruturas das Forças Armadas através da implementação de medidas concretas em áreas de interesse comum, como sejam a segurança marítima, operações militares conjuntas e cooperação entre indústrias da defesa, quer a nível bilateral quer no contexto da NATO».
Já ao nível da educação, as partes assinalam «a crescente colaboração entre os respetivos Ministérios da Educação, materializada pelas recentes visitas bilaterais a nível ministerial».