Que resultados trarão estas eleições, como podem elas mudar a vida dos portugueses?
Corpo do artigo
José Luís vive há 20 anos em França. Tem um restaurante em Roubaix, perto da cidade de Lille, na região de Pas de Callais. Foi por esta região que Marine le Pen concorreu e venceu na primeira volta. Este português acredita que, por ali, a vitória da Frente Nacional é quase certa.
"A França deu a mão a muitos imigrantes e há muita coisa que está mal", adverte. "É verdade que eu também estou cá, mas a tentar ganhar o meu dinheiro. Há muita gente que anda aqui nas ruas apenas a fazer mal, a incendiar carros".
É nesta região, em Calais, que se concentra a vaga de imigrantes que tenta dar o salto para Inglaterra. Neste ambiente, os recentes atentados em França ajudam a dar uma "mãozinha" à extrema-direita.
João Veloso, presidente de uma associação de portugueses que residem nesta área, acredita que os franceses vão pensar duas vezes e não darão a maioria a Marine Le Pen. "Seria dramático se eles ganhassem."
Este emigrante, há 45 anos a viver naquele país, acredita que, mesmo que a Frente Nacional ganhe, não haverá um sentimento da população contra os portugueses e mesmo contra outros imigrantes que poderão continuar a viver em paz no país da liberdade e fraternidade.