O presidente venezuelano, Hugo Chávez, está a recuperar da operação a que foi submetido em Cuba e que terminou com sucesso, mas o pós-operatório vai ser «complexo e difícil», disse hoje o seu vice-presidente.
Corpo do artigo
«A operação de ontem [terça-feira] foi uma operação complexa, difícil, delicada. O que indicia que o processo pós-operatório será igualmente complexo e difícil», declarou hoje o vice-Presidente venezuelano, Nicolas Maduro, num anúncio transmitido em todos os órgãos de comunicação social venezuelanos, citados pela agência AFP.
O presidente venezuelano foi operado novamente terça-feira em Cuba, na sequência do reaparecimento de «células malignas», apesar de durante um ano e meio ter feito cirurgias e tratamentos.
Nicolas Maduro, que prometeu dar informações regulares e atualizadas, acrescentou que a fase do processo pós-operatório vai prolongar-se por vários dias.
Chávez, de 58 anos, viajou segunda-feira para Havana, para ser submetido à cirurgia, dois meses depois de ter sido reeleito - a 7 de outubro - para um mandato de seis anos à frente da presidência da Venezuela.
A operação terminou «com sucesso», afirmou Nicolas Maduro, a quem Chávez delegou o poder antes de voar para Havana, descrevendo que Chávez foi submetido a uma «cirurgia corretiva de uma lesão» que ocorreu na região pélvica.
Esta foi a quarta operação relacionada com um cancro a que Hugo Chávez é submetido desde junho de 2011, para além dos tratamentos de quimioterapia e radiações que também teve de receber.