Trump avisa: "Posso impor tarifas a países que não concordam com meu plano para a Gronelândia"

Donald Trump
Créditos: Mandel Ngan/AFP
Donald Trump não descarta a possibilidade de impor tarifas aos aliados europeus, caso não apoiem o seu plano para a Gronelândia
O Presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou esta sexta-feira que poderá punir com tarifas os países que não apoiarem o controlo pelos Estados Unidos da Gronelândia, enquanto uma delegação bipartidária do Congresso procurava diminuir as tensões na capital dinamarquesa.
Há meses que Trump insiste que os Estados Unidos devem tomar a Gronelândia, um território autónomo da Dinamarca, Estado-membro da NATO (Organização do Tratado do Atlântico-Norte, bloco de defesa ocidental), e declarou no início desta semana que qualquer coisa menos que a ilha ártica passar para mãos norte-americanas seria "inaceitável".
Durante um evento não relacionado na Casa Branca sobre a saúde rural, recordou como já tinha ameaçado os aliados europeus com tarifas sobre os produtos farmacêuticos.
"Posso também fazer isso a propósito da Gronelândia, posso impor tarifas aos países que não concordam com o [meu] plano para a Gronelândia, porque precisamos da Gronelândia para a segurança nacional. Portanto, poderei fazer isso", declarou.
