O ABC relaciona este avanço com os atentados de Paris. De acordo com o jornal, a preocupação com a segurança está desviar o voto nos novos partidos.
Corpo do artigo
A mais recente sondagem da GAD3 para o jornal espanhol ABC mostra que, tanto o PP como o PSOE, estão a ganhar terreno deste os atentados de Paris, a 13 de novembro.
Os dois grandes partidos subiram várias décimas e ganharam vários deputados em relação aos últimos resultados apurados pelo jornal antes dos atentados.
O ABC diz que a preocupação com a segurança está a travar a fuga de votos para os novos partidos, ao mesmo tempo que favorece as forças políticas com experiência em gestão.
Os ataques terroristas empurraram também para segundo plano o tema da independência da Catalunha, que nas últimas semanas tinha ganho maior dimensão.
Nesta sondagem, o PP mantém-se no primeiro lugar com 28,5% das intenções de voto e 129 deputados. O PSOE aparece logo a seguir com 22,8% e 93 deputados.
Já o novo partido "Ciudadanos" inverteu a tendência de crescimento. Apesar de continuar em terceiro lugar tem agora 16,4% - menos um ponto e meio.
As eleições espanholas estão marcadas para o dia 20 de dezembro.