Marcelo Rebelo de Sousa encontrou-se com Juan Manuel Santos e, obviamente, discutiram o acordo de paz com as FARC.
Corpo do artigo
Depois do Rei de Espanha, o Presidente da República de Portugal. Marcelo Rebelo de Sousa teve um encontro com o homólogo da Colômbia, de pouco mais de 20 minutos e falaram de quase tudo. A começar pelo acordo de paz com as FARC que está neste momento num impasse.
O referendo do dia 2 de Outubro travou um processo que ninguém quer dar por terminado. À saída da reunião com Juan Manuel Santos, Marcelo Rebelo de Sousa deixou escapar que encontrou um ambiente muito "optimista. Moderadamente optimista, mas optimista". Aos jornalistas o Presidente da República não quis revelar o que lhe disse o Presidente da Colômbia, mas explicou que a posição de Portugal é muito clara "desde o primeiro momento. Nós apoiamos o processo de paz e o Presidente da Colômbia sabia isso perfeitamente". Marcelo diz que há formas de contornar este impasse, nomeadamente através da "diplomacia, a política, a paciência e a imaginação. Tudo isso somado é possível chegar a bom porto".
Neste encontro, Marcelo discutiu ainda as relações económicas entre Portugal e a Colômbia e aproveitou ainda para convidar o Presidente, Juan Manuel Santos a visitar Portugal. O convite foi aceite, agora é só marcar a data.