
The front of the Nobel medal awarded to this year's Nobel Peace Prize Laureate jailed Chinese dissident Liu Xiaobo is seen in this picture taken December 8, 2010. Chinese dissident Liu Xiaobo was awarded the Nobel Peace Prize in an Oslo ceremony derided by Beijing as a farce, and dedicated it from his prison cell to the "lost souls" of the 1989 Tiananmen Square crackdown. Picture taken December 8, 2010. REUTERS/Berit Roald/Scanpix Norway (NORWAY - Tags: POLITICS ANNIVERSARY) NO COMMERCIAL OR BOOK SALES. THIS IMAGE HAS BEEN SUPPLIED BY A THIRD PARTY. IT IS DISTRIBUTED, EXACTLY AS RECEIVED BY REUTERS, AS A SERVICE TO CLIENTS. NORWAY OUT. NO COMMERCIAL OR EDITORIAL SALES IN NORWAY - GM1E6CA1MTI01
REUTERS
Os norte-americanos William D. Nordhaus e Paul M. Romer são os vencedores do "Nobel da Economia" deste ano.
Corpo do artigo
O Prémio de Ciências Económicas (Prémio Sveriges Riksbank de Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel) foi atribuído, esta segunda-feira, a William D. Nordhaus, pela integração das questões do clima na análise macroeconómica, e a Paul M. Romer, por integrar inovação tecnológica no estudo económico.
1049235842777206784
"As suas descobertas alargaram significativamente o alcance da análise económica, ao construírem modelos que explicam como o mercado económico interage com a natureza e o conhecimento", afirmou Academia Real Sueca, responsável pela atribuição do prémio.
Os dois economistas vão receber um prémio no valor de 9 milhões de coroas suecas (cerca de 870 mil euros).
O prémio, que não constava do grupo original das cinco categorias dos Nobel determinadas pelo testamento de Alfred Nobel em 1895, foi estabelecido em 1968.
O Nobel da Paz foi atribuído a Denis Mukwege e Nadia Murad, pelo trabalho desenvolvido na erradicação da violência sexual como arma de guerra.
O Nobel da Medicina foi atribuído ao norte-americano James P. Allison e ao japonês Tasuku Honjo, investigadores que desenvolveram "descobertas na área da terapia do cancro pela inibição da regulação imunológica negativa".
O Nobel da Física 2018 foi atribuído a Arthur Ashkin, Gérard Mourou e Donna Strickland por "invenções inovadoras no campo da física lasers".
O Prémio Nobel da Química 2018 foi atribuído a Frances H. Arnold, George P. Smith e Sir Gregory P. Winter pela utilização dos princípios da evolução para desenvolver proteínas que resolvem os problemas químicos da humanidade.
O Prémio Nobel da Literatura não será entregue este ano, na sequência de um escândalo sexual dentro da Academia Sueca, que, anualmente, escolhe o vencedor. Jean-Claude Arnault foi condenado a dois anos de prisão por violação.
Em mais de um século de entrega de prémios, entre 1901 e 2017, foram atribuídos 586 prémios a 892 pessoas e 24 organizações.
Os galardoados recebem um diploma, uma medalha de ouro e prémio monetário de nove milhões de coroas suecas, mais de 930 mil euros.
Todos os prémios serão entregues a 10 de dezembro, aniversário da morte do magnata sueco fundador do galardão, Alfred Nobel (1833-1896), químico e inventor da dinamite.