Cristina Kirchner, de 58 anos, vai ser substituída durante o seu período de baixa pelo vice-presidente Amado Boudou, recentemente chamado para este cargo.
Corpo do artigo
A presidente argentina vai ser operada a 4 de Janeiro depois de lhe ter sido diagnosticado um cancro na tiróide, anunciou o porta-voz da presidência.
De acordo com Alfredo Scoccimarro, os problemas de saúde de Cristina Kirchner foram detectados durante um exame médico feito a 22 de Dezembro.
O porta-voz de Cristina Kirchner adiantou que a presidente da Argentina deverá ter um período de hospitalização de 72 horas, seguido de uma convalescença de 20 dias.
«As perspectivas são excelentes e o tumor não deverá evoluir após a operação», explicou Mario Bruno, da Associação Argentina de Cancerologia, que assinalou que este tumor foi descoberto bastante cedo.
Durante o período de baixa que se deverá prolongar até 24 de Janeiro, Cristina Kirchner, de 58 anos, será substituída pelo vice-presidente Amado Boudou, antigo ministro da Economia.
Boudou foi escolhido recentemente para assumir o cargo de vice-presidente em substituição de Julio Cobos, que passou para a oposição.
O anúncio desta operação surge cerca de um mês depois de Cristina Kirchner ter sido eleita para um segundo mandato de quatro anos.