Presidente do Parlamento Europeu diz que Portugal "é crucial" no diálogo com África
António Tajani vai estar em Portugal, na próxima semana, a 27 e 28 de setembro, com o dossiê as migrações como um dos tópicos da agenda.
Corpo do artigo
O presidente do Parlamento Europeu, António Tajani, disse estar a contar com Portugal, enquanto parceiro importante, no diálogo com África. "A posição de Portugal é crucial, pois Portugal conhece bastante bem aquele continente - Angola e Moçambique são importantes amigos de Portugal", afirmou à TSF, à margem da cimeira de Salzburgo, adiantando que está à espera que haja avanços no dossiê das migrações, e conta com Portugal.
TSF\audio\2018\09\noticias\20\joao_francisco_guerreiro_migracoes_tajani_conta_com_pt_salzburgo
"Estarei em Portugal antes do fim do mês e quero colocar na agenda a estratégia europeia em África", disse.
"Precisamos de decidir sobre a reforma [das convenções] de Dublin. É possível fazê-lo com uma maioria qualificada, precisamos de decidir um plano Marshal para África", afirmou Tajani, tendo também vincado que a União Europeia tem de investir "mais dinheiro" no continente africano.
"Precisamos de investir mais dinheiro. Na minha opinião seriam cerca de 40 ou 50 mil milhões. A China decidiu, há duas semanas, investir 60 mil milhões. Creio que é uma mensagem clara, se quisermos reduzir as migrações. Veremos no próximo ano", disse