Presidente norte-americano vai anunciar retirada de 34 mil militares do Afeganistão
O Presidente norte-americano vai anunciar hoje durante o discurso do Estado da Nação que irá retirar 34 mil militares dos Estados Unidos do Afeganistão nos próximos 12 meses, de acordo com a AFP e televisões norte-americanas.
Corpo do artigo
A AFP cita um responsável norte-americano que teve acesso ao discurso, enquanto a EFE cita as cadeias televisivas ABC e NBC, que por sua vez recorrem a fontes governamentais não identificadas.
De acordo com estas informações, a medida irá reduzir para metade os efetivos norte-americanos, cerca de 66 mil, no Afeganistão, antes da retirada final das tropas em 2014.
Os 32 mil militares norte-americanos restantes serão retirados até ao final de 2014, prazo previsto para a saída das forças da NATO do Afeganistão.
O Presidente Obama anunciou a retirada das tropas norte-americanas do Afeganistão em 2009, quando 100 mil efetivos militares estavam naquele país.
Uma eventual presença de soldados norte-americanos no Afeganistão após 2014 deverá ter suas condições estabelecidas num acordo bilateral entre os dois países.
Os Estados Unidos intervieram no Afeganistão, depois dos ataques do 11 de setembro de 2001, derrubando o regime talibã instalado naquele país.