Primeiro estranhou-se, depois entranhou-se. A torre Eiffel foi inaugurada há 130 anos
A 31 de março de 1889, Gustave Eiffel subiu pela primeira vez ao topo da sua criação. Mas nem todos gostaram do resultado.
Corpo do artigo
Foi um evento só para VIP's. Neste dia há 130 anos, o engenheiro Gustave Eiffel e um grupo exclusivo de personalidades conhecia pela primeira vez a torre mais alta do mundo.
Para chegar ao topo da Torre Eiffel, a comitiva teve de subir os 1.710 degraus. Os elevadores ainda não estavam a funcionar e ainda havia trabalhadores a dar toques finais aqui e ali, mas o esqueleto da estrutura estava concluído.
Depois de içada a bandeira azul, branca e vermelha, com 7.5 metros de comprimento e 4.5 metros de altura, a salva de 21 canhões. Estava oficialmente inaugurada a Torre Eiffel.
https://d2al3n45gr0h51.cloudfront.net/2019/03/torre_eiffel_1889_20190319134213/hls/video.m3u8
A torre só seria aberta ao público a 15 de maio de 1889, dia de abertura da Exposição Universal de Paris e comemorações do centenário da Revolução Francesa.
Na semana que se seguiu cerca de 30 mil pessoas de todo o mundo entraram no nova torre, mas a inauguração foi alvo de inúmeros protestos. Foi apelidada de "monstruosa" e "inútil". O escritor Guy de Maupassant chegou mesmo a chamar-lhe "a vergonha de Paris".
A estrutura demorou dois anos, dois meses e cinco semanas a construir mas foi inicialmente pensada como temporária (devia durar 20 anos).
"Vou dizer-vos o que penso e o que espero", escreveu Gustave Eiffel na altura. "Acredito que a torre terá a sua própria beleza. As pessoas pensam que porque somos engenheiros a beleza não tem lugar nas nossas construções? Que se almejarmos o sólido e o duradouro, não damos, ao mesmo tempo, o nosso melhor para alcançar a elegância?"
Com o tempo, os parisienses habituaram-se à silhueta da dama de ferro na paisagem da cidade. Hoje é um dos edifícios mais visitados do mundo.
Para assinalar o aniversário da inauguração a Torre Eiffel preparou este fim de semana uma caça ao tesouro e um espetáculo musical.