Jens Stoltenberg é primeiro-ministro há oito anos e vai outra vez a votos no próximo mês. Em junho, decidiu ouvir os eleitores de uma forma original e disfarçou-se de taxista.
Corpo do artigo
As conversas foram gravadas através de uma câmara secreta que foi montada num táxi e as imagens vão agora servir de material para a campanha eleitoral.
«Para mim é muito importante ouvir o que as pessoas pensam realmente. Se há algum sítio onde as pessoas dizem o que pensam é no táxi», revelou Jens Stoltenberg no vídeo publicado nas redes sociais.
[youtube:Qbck6jDUOkA]
Vestido como um taxista de Oslo, Stoltenberg conduziu o táxi pelas ruas da capital norueguesa. Apesar do disfarce, foi reconhecido por quase todos os clientes.
Alguns clientes disseram-lhe que ele não era propriamente o melhor condutor do mundo. O primeiro-ministro desculpou-se com a pouca prática, pois tem motorista. Outro cliente desabafou: «deste ângulo, você parece mesmo o primeiro-ministro».
Uma senhora idosa contou-lhe que tinha pensado escrever-lhe uma carta para pedir a sua intervenção, pois considera que «os líderes corporativos não deviam ganhar milhões».
Primeiro-ministro da Noruega desde 2005 e candidato nas eleições de 9 de setembro, Jens Stoltenberg está a perder nas sondagens que têm sido publicadas.