O primeiro-ministro palestiniano, Salam Fayyad, aceitou do hoje a demissão do ministro das Finanças Nabil Qassis, de acordo com um comunicado oficial.
Corpo do artigo
Qassis, que foi presidente da universidade de Bir Zeit, perto de Ramallah, anunciou no sábado a sua demissão, sem, no entanto, adiantar qualquer justificação para a decisão.
A declaração, resultante de uma reunião do Governo palestiniano, referia que Fayyad aceitava a demissão de Qassis, agradecendo ao ministro das Finanças pelo trabalho prestado.
A demissão surge numa altura em que a Autoridade Palestiniana (AP) enfrenta fortes constrangimentos orçamentais, caracterizados pelo Governo como «a pior crise financeira» desde a criação da AP em 1994.
O Orçamento da AP para 2013 está previsto para o final do mês e Fayyad, economista de formação, esteve hoje reunido com os técnicos do ministério das Finanças.
A crise financeira palestiniana é agravada, não só pelas tensões com Israel, mas também pelo não-pagamento da ajuda prometida pelos doadores internacionais, sobretudo os Estados Unidos da América e os Estados árabes.