Os primeiros seis observadores militares da ONU que vão fiscalizar o fim das hostilidades na Síria chegaram esta noite a Damasco, noticiou a AFP.
Corpo do artigo
«Chegaram e começam a trabalhar amanhã [segunda-feira] de manhã», disse à AFP Kieran Dwyer, porta-voz do departamento da ONU de manutenção da paz.
Estes seis são os primeiros de 30 observadores aprovados no sábado pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas.
De acordo com Dwyer, outros observadores são esperados na Síria nos próximos dias.
O primeiro grupo estabelecerá um quartel-general e preparará as rotinas para que a missão possa verificar a cessação das hostilidades, que teve início na quinta-feira, entre as forças do presidente Bashar al-Assad e os combatentes da oposição.
Horas antes da chegada dos observadores, as forças sírias mataram alegadamente cinco civis em bombardeamentos a zonas rebeldes e confrontos com homens armados.
O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, manifestou, entretanto, grande preocupação face à continuação da violência na Síria.
Kofi Annan, enviado da ONU e da Liga Árabe para o conflito na Síria, pretende eventualmente mais de 200 observadores, mas o Conselho de Segurança disse que todos os elementos da missão só podem seguir se a violência parar.
De acordo com a ONU, mais de 9000 pessoas foram mortas na Síria desde o início do levantamento contra Assad, há 13 meses.