Projeto "Wamina" desenvolve o trabalho sobre higiene menstrual junto das comunidades em Moçambique
Filipa Carreira fundou a iniciativa com o objetivo de informar a população moçambicana sobre saúde sexual e reprodutiva, e também sobre a higiene menstrual.
Corpo do artigo
Foi recentemente aprovada em Portugal a lei que vai permitir baixar para seis por cento o IVA de todos os produtos menstruais. Um avanço significativo, apesar de a esmagadora maioria dos produtos já estar abrangida pela taxa mínima do imposto sobre o valor acrescentado. Ainda assim, foi rejeitada a proposta para proposta de baixa para mulheres com fortes cólicas menstruais.
No entanto, em Moçambique, o trabalho é outro. Primeiramente, é preciso informar sobre saúde sexual e reprodutiva, assim como higiene menstrual, junto de comunidades com crenças tão enraizadas.
TSF\audio\2022\05\noticias\30\filipa_carreira_1_falta_de_informacao
E, num país formado por várias comunidades religiosas, é natural ainda existirem vários tabus. Filipa Carreira reconhece que existem alguns preconceitos, mas sublinha que, surpreendentemente, teve muito apoio dos homens quando começou o projeto.
"Eu trabalho com mulheres muçulmanas e com mulheres cristãs. A maioria das pessoas que me apoiaram no início foram homens, que entenderam a importância da higiene menstrual para as raparigas e para as mulheres das suas comunidades, e que me convidaram para as suas mesquitas para fazer palestras. Por isso, os tabus culturais são coisas que podem ser ultrapassados" explica Filipa Carreira.
TSF\audio\2022\05\noticias\30\filipa_carreira_2_tabus
Além da informação, uma das grandes preocupações da WAMINA é a questão ambiental. A mentora do projeto explica que "as vantagens dos pensos higiénicos reutilizáveis são ecológicas, são económicas e sociais. Os nossos pensos não duram quatro horas, como um penso descartável, duram cerca de cinco anos. Contribuímos, assim, muito para a diminuição da pegada de carbono. Quando comecei este projeto, estava a trabalhar para uma empresa de consultoria ambiental. E, nesse sentido, esse é um ponto muito forte. Os nossos produtos têm uma vida de cinco anos, e não de quatro horas, o que é algo espetacular porque, por exemplo, cada penso higiénico descartável tem o equivalente a três a cinco sacos de plástico".
TSF\audio\2022\05\noticias\30\filipa_carreira_3_ambiente
Ainda assim, Filipa Carreira não se fica por aqui. A fundadora da iniciativa WAMINA garante que já está a desenvolver um novo projeto, também em Portugal, onde ministra "palestras de educação sexual a jovens sobre tudo o que tem a ver com a sexualidade, porque me apercebi que os jovens, quando falavam comigo sobre a menstruação, sentiam que havia uma porta aberta para fazer perguntas que tinham a ver com a sua saúde sexual e reprodutiva".
TSF\audio\2022\05\noticias\30\filipa_carreira_4_novo_projeto
Para saber mais sobre o projeto WAMINA, e apoiar a iniciativa, pode visitar o site da associação.