O secretário-geral do PSOE anunciou hoje que o partido vai realizar entre 18 e 20 de julho um Congresso Extraordinário para eleger uma nova direção depois do «mau resultado» obtido nas eleições europeias de domingo.
Corpo do artigo
«Tivemos um mau resultado eleitoral e esse resultado tem um responsável, em concreto o secretário-geral. Deve ser uma nova direção a continuar o trabalho do partido», afirmou Alfredo Pérez Rubalcaba.
«Essa responsabilidade é assumida pela direção. Não deve ser esta direção a organizar o processo de primárias abertas. Deve ser a nova direção a fazê-lo. Temos que assumir uma responsabilidade política que é da direção e do secretário-geral», afirmou.
Alfredo Pérez Rubalcaba falava aos jornalistas depois da reunião da Comissão Executiva Nacional do PSOE, onde se analisaram os resultados eleitorais de domingo em que os socialistas registaram o seu pior resultado de sempre.
Rubalcaba garantiu que não se candidatará à liderança do partido e que não se sente "só" apesar de estar acompanhado, na conferência de imprensa, apenas pela sua número dois e cabeça de lista do PSOE nas eleições europeias, Elena Valenciano.