Os jornais espanhois em destaque na revista de imprensa internacional na TSF. 15 de janeiro de 2024.
Corpo do artigo
O PSOE encurta as distâncias depois do impacto da amnistia, ou da proposta de lei de amnistia a relação ao processo independentista da Catalunha. É a manchete do diário espanhol El País… os socialistas sobem um ponto mas continuam mais de três pontos atrás do partido popular (PP). Nesta altura 34,7 contra 31,4.
No ABC, um Entrevista do líder do Partido Popular, precisamente. Nuñez Feijóo diz que ninguém pode assegurar que não haverá um novo referendo levado a cabo pelos independentistas da Catalunha… o líder da oposição também admite a possibilidade de com o governo de Sánchez vejamos indultos à presos da ETA.
No La Razón, Feijóo exige que juízes fiscalizem a amnistia. A maioria radical (a esquerda + independentistas, mas é a expressão usada por este diário) chumbará a proposta que o PP regista hoje no Congresso dos deputados. O objectivo dessa proposta do maior partido da oposição é evitar outro choque institucional.
No El Periodico da Catalunha, em manchete, uma declaração tirada da entrevista do MNE Jose Manuel Albares: “Pedi ao corpo diplomático que defenda o uso do catalão na União Europeia”.
No El Economista, 40% dos ayuntamientos, das câmaras municipais, apresenta as conta fora do prazo.
No Voz da Galiza, ficamos a saber que a região ainda tem treze milhões de metros quadrados na posse do Ministério da Defesa por lenta cedência de terrenos.
No La Libre, da Bélgica, os estudantes-fantasma, uma tendência que as universidades têm tendência a ocultar. Também nesta primeira página, “Deus disse-me para votar Trump”, no Iowa a caça ao voto evangélico.
No Liberation, o ex-presidente enche a primeira página… Trump, quem o pode parar?
No Fígaro: segurança, dívida, escola… as obras do executivo… preocupado com a remodelação nestas últimas semanas, Emmanuel Macron vai agora poder voltar-se para os numerosos desafios que em todos os domínios o país espera.
No Quotidien, do Luxemburgo, fala-se da interdição da mendicidade… e diz que a polícia vai atacar forte esta segunda-feira.
No Brasil, o Jornal do Comércio recorda que a Guerra em Gaza chega ao centésimo dia sem sinal de resolução…
Em Macau, o Ponto Final conta-nos que foi apresentado o Plano de Salvaguarda e Gestão do Centro Histórico.
O Hoje Macau destaca os surtos da época… pico da gripe está a assaltar Macau e os serviços de saúde apelam à vacinação… Também em relação à Covid-19, o número de casos indica uma subida, há apelos à prevenção, sobretudo junto dos grupos de maior risco, como idosos ou doentes crónicos.