"Teatralidade" e "arrogância". Público critica debate de candidatos a vice-Presidente dos EUA
Vários espectadores norte-americanos, que seguiram o debate dos dois candidatos a vice-Presidente, disseram que o encontro não foi um verdadeiro debate por não ter servido para informar.
Corpo do artigo
Para muitos, ficou claro que o candidato republicano e atual vice-Presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, e a candidata democrata Kamala Harris pouco debateram, mas utilizaram o encontro desta madrugada como uma plataforma de apresentação de uma lista de tópicos e opiniões.
Uma mosca que pousou nos cabelos brancos de Mike Pence dominou a parte final do debate, para quem assistiu virtualmente. O humor e a sátira foram usados para fazer metáforas com a mosca, e a rede social Twitter viu nascer uma nova tendência, "#PenceFly" e a criação de vários novos perfis para o inseto.
Numa reunião virtual de espectadores do debate, que decorreu em Salt Lake City, Utah, a conclusão foi que Pence e Harris mantiveram uma discussão "interessante e mais civilizada" do que a do primeiro debate presidencial do ano, entre o Presidente norte-americano, Donald Trump, e o candidato democrata à Casa Branca Joe Biden, na semana passada.
Pela forma como os candidatos à vice-presidência apresentaram algumas conquistas das carreiras profissionais, em vez de responder objetivamente a perguntas, a participante René escreveu que o debate "parece uma sessão de terapia".
Entre várias palavras encontradas para classificar o debate, a audiência escolheu "teatralidade" e "arrogância", entre outras, muitas vezes associadas a Kamala Harris, que passou muitos momentos a rir quando não concordava com os argumentos de Mike Pence.
As opiniões escritas pelos participantes sublinharam a "demasiada arrogância" de Kamala Harris, que concluíram ser "melhor do que a incompetência de Pence".
Vários assuntos estiveram em discussão no debate moderado pela jornalista da USA Today Susan Page, como a pandemia da Covid-19, a economia, política externa e os próprios candidatos a Presidente nas eleições de 03 de novembro, Trump e Biden.
O público reparou nas hesitações ou na forma como Mike Pence evitou as perguntas da moderadora.
Na visão dos norte-americanos, o republicano utilizou a mesma maneira de intervir como no debate de candidatos à vice-presidência em 2016, contra Tim Kaine. Pence utilizou grande parte do tempo da resposta para voltar a um assunto anterior e deixou apenas 10 ou 15 segundos para se pronunciar sobre a nova questão.
Em relação à moderadora Susan Page, houve várias queixas, mas de destacar foi a quantidade de vezes que Mike Pence utilizou o nome próprio da jornalista, dando lugar a algumas interpretações de machismo.
Os comentários pediram mais interação e comunicação direta dos candidatos com o público, principalmente indignados com Mike Pence por se referir constantemente à moderadora.
O olhar de Kamala Harris foi aquele que se dirigiu mais para as câmaras e para as televisões durante os 90 minutos de debate.