O ex-presidente do governo da Catalunha falou a partir de Bruxelas, dizendo que Rajoy e o seu governo levou uma bofetada dos catalães.
Corpo do artigo
Carles Puigdemont afirmou que os independentistas ganharam as eleições e que a "república catalã ganhou à monarquia do 155".
No discurso feito a partir de Bruxelas, Carles Puigdemont assumiu a vitória do bloco independentista, apesar de o seu partido, o Junts per Catalunya, ter ficado em segundo lugar, atrás do Ciudadanos, defensor da unidade de Espanha.
Nas eleições regionais convocadas por Madrid na sequência da aplicação do artigo 155 da Constituição, que permite a suspensão das autonomias regionais, os partidos independentistas obtiveram 70 dos 135 lugares do parlamento.
Por isso, Carles Puigdemont afirmou-se vencedor: "Que tomem nota, o Estado espanhol foi derrotado. O chefe do governo espanhol Mariano Rajoy e sua aliança perderam e receberam uma bofetada dos catalães."
Carles Puigdemont encontra-se em Bruxelas em fuga às autoridades judiciais espanholas que ordenaram a sua detenção, sob acusação de rebelião, sedição e peculato.