O chefe de Estado ucraniano entende que um cessar-fogo não poderá ser feito sob as condições de Putin
Corpo do artigo
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky afirma que Vladimir Putin enlouqueceu, “é perigoso” e não vê como fazer um acordo de paz com as condições de alguém que “não valoriza a vida humana”.
“Putin não é adequado. É muito perigoso para todos. É perigoso, porque para ele não lhe importa a vida humana, nada”, afirmou o presidente ucraniano, depois de participar numa reunião, em Bruxelas, com os líderes europeus.
O chefe de Estado ucraniano diz agora que deposita todas as esperanças na futura administração americana, mas “para ajudar a acabar com guerra”.
No entanto, Zelensky entende que um cessar-fogo não poderá ser com Vladimir Putin no poder. “Conseguem imaginar, por exemplo: nós temos um cessar-fogo, toda agente contente. Mas imaginem que em dois meses, em seis meses, num ano, ou em dois anos o Putin está de volta. Quem perderá? Todos”, afirmou, lançando deixando entender que não está disponível para um tal acordo.
“Quem fará esse acordo? Eu não o quero fazer, porque depois eu não sei o que faremos. É por isso que precisamos de ter um plano real, uma posição forte. É por isso que espero unidade, entre os Estados Unidos e os líderes europeus”, afirmou.
Questionado sobre os sentimentos perante a eleição de Donald Trump, Zelensky respondeu com aparente ironia, embora sem evitar a seriedade que a atual situação implica.
“Que emoções tenho? Bem-vindo, Donald. O que é que eu posso dizer? Ah... Para nós isso é muito importante. O Presidente Trump é um homem forte. Espero mesmo tê-lo do nosso lado”, afirmou Zelensky.