O Presidente russo fala numa "vitória convincente" e o chefe de Estado chinês diz-se "pronto para trabalhar para promover o desenvolvimento contínuo da parceria estratégica abrangente entre a China e o Uzbequistão".
Corpo do artigo
Os presidentes russo e chinês felicitaram o chefe de Estado do Uzbequistão, Chavkat Mirzioev, pela reeleição, no domingo, para mais um mandato.
"Esta vitória convincente nas eleições confirma a sua alta autoridade política, testemunha o amplo apoio popular às transformações em larga escala que está a realizar", disse o presidente russo, citado num comunicado do Kremlin.
O Presidente chinês, Xi Jinping, também veio felicitar Mirzioev pela reeleição, afirmando: "Aprecio muito a boa relação de trabalho e a amizade pessoal que me une a vocês e estou pronto para trabalhar convosco para promover o desenvolvimento contínuo da parceria estratégica abrangente entre a China e o Uzbequistão".
Segundo a televisão estatal chinesa, Xi Jinping também enfatizou que "nos últimos anos, sob liderança conjunta, as relações entre a China e o Uzbequistão testemunharam um desenvolvimento decisivo e a cooperação em vários campos foi amplamente fortalecida".
Chavkat Mirzioev foi reeleito por ampla margem nas eleições presidenciais antecipadas de domingo no país mais populoso da Ásia Central.
Segundo os dados revelados hoje pela Comissão Eleitoral, Mirzioev obteve 87,05% dos votos, conquistando um mandato de sete anos, até 2030, com uma participação próxima dos 80%.