Putin pronto para interromper guerra na Ucrânia com cessar-fogo que reconheça atuais linhas do campo de batalha
Três das fontes disseram que o líder russo expressou frustração a um pequeno grupo de conselheiros sobre o que ele vê como tentativas apoiadas pelo Ocidente de impedir as negociações
Corpo do artigo
O presidente russo, Vladimir Putin, está pronto para interromper a guerra na Ucrânia com um cessar-fogo negociado que reconheça as atuais linhas do campo de batalha, disseram quatro fontes russas à Reuters, dizendo que o chefe de Estado russo está preparado para continuar a lutar se Kiev e o Ocidente não responderem.
Três das fontes, familiarizadas com as discussões na comitiva de Putin, disseram que o líder russo expressou frustração a um pequeno grupo de conselheiros sobre o que ele vê como tentativas apoiadas pelo Ocidente de impedir as negociações e a decisão do presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, de descartar as negociações.
O porta-voz de Putin, Dmitry Peskov, em resposta a um pedido de comentário, disse que o chefe do Kremlin deixou repetidamente claro que a Rússia estava aberta ao diálogo para alcançar os seus objectivos, dizendo que o país não queria uma “guerra eterna”.
Os ministérios das Relações Exteriores e da Defesa da Ucrânia não responderam às perguntas.