O presidente russo disse este sábado que considera «inaceitáveis» as declarações atribuídas ao príncipe Carlos, que terá comparado a política de Vladimir Putin à de Hitler a propósito da crise ucraniana.
Corpo do artigo
«Eu não ouvi a expressão. Se é esse o caso, é evidentemente inaceitável. Não é um comportamento digno de um monarca», afirmou Vladimir Putin perante os jornalistas em São Petersburgo.
Durante uma visita ao Canadá, o príncipe Carlos terá comparado o presidente russo a Hitler, num comentário sobre a anexação da Crimeia.
O jornal Daily Mail, que publicou as declarações, conta que o príncipe Carlos conversava em privado com Marienne Ferguson, de 78 anos, que fugiu da Europa nos anos 40 durante a invasão nazi, quando o monarca lhe respondeu: «E agora Putin está à beira de fazer a mesma coisa que Hitler», numa referência à crise na Ucrânia.
De acordo com o jornal The Guardian, as alegadas declarações do príncipe provocaram de imediato reações em Moscovo. Hoje foi a vez de Putin comentar o caso.
O vice-primeiro-ministro britânico já veio defender o príncipe, considerando que este «é livre de se expressar» sobretudo quando se trata de comentários que terão sido feitos em privado. Já um parlamentar dos trabalhistas na oposição, Mike Gapes, veio exigir que Carlos abdique.