Este é, pelo menos, o argumento da televisão egípcia Al Tahrir, que usou um episódio de 2001 da popular série norte-americana como prova de uma conspiração global para a guerra na Síria e a desestabilização do mundo árabe.
Corpo do artigo
Durante uma emissão recente da televisão egípcia Al Tahrir, a estação de televisão anunciou ter provas em vídeo que sugerem que o que tem acontecido na Síria foi premeditado. A prova, segundo a pivot Rania Badawy, está num episódio da série «Simpsons», intitulado «New Kids on the Blecch».
O episódio data de 2001. Nele as personagens Bart, Milhouse, Nelson e Ralph são contratados para fazer parte de uma boys band. No primeiro vídeo da banda, os quatro jovens são vistos a saltar de paraquedas para um país árabe não identificado e a andar num jipe decorado com uma bandeira muito semelhante à bandeira usada pelos rebeldes sírios.
[youtube:Vyofadz81J0]
«A bandeira foi criada antes da situação ter acontecido», defende a pivot. «É por isso que as pessoas falam que isto é uma conspiração - em 2001 não havia uma bandeira da oposição síria». E continua «Isto levanta muitas questões sobre o que aconteceu nas revoluções da Primavera Árabe e sobre quando realmente começou esta conspiração global».
Segundo indicam a revista Time e o New York Times, a bandeira da oposição síria tem de facto semelhanças com a bandeira apresentada no episódio dos Simpsons. Mas, ao contrário do que diz a televisão egípcia, a bandeira da oposição síria não foi inventada em 2011 mas sim adaptada de uma versão anterior da bandeira síria usada antes do golpe militar no páis em 1963.
O segmento da televisão egípcia Al Tahrir com esta "teoria da conspiração" foi divulgado na Internet pelo MEMRI (Middle East Media Research Institute) que, segundo o próprio instituto, se dedica a criar pontes que unam a divisão linguística entre o Ocidente e o Médio oriente.