O Quarteto para o Médio Oriente vai convidar israelitas e palestinianos a retomar negociações «o mais depressa possível». A revelação foi feita pela Alta Representante para a Política Externa da União Europeia.
Corpo do artigo
«Discutimos o que é necessário fazer para encorajar os nossos parceiros israelitas e palestinianos a retomar as negociações de fundo o mais depressa possível», declarou a chefe da diplomacia europeia, num comunicado citado pela agência France Presse.
O Quarteto (ONU, União Europeia, Estados Unidos e Rússia) vai convidar os dois lados para uma reunião «nos próximos dias», acrescentou Catherine Ashton.
As declarações de Ashton vieram no fim de um encontro, hoje em Bruxelas, de emissários dos vários membros do Quarteto para tentar encontrar fórmulas destinadas a desbloquear as conversações de paz israelo-palestinianas, num impasse há mais de um ano.
O presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas, solicitou em Setembro ao Conselho de Segurança da ONU o reconhecimento da Palestina como Estado, iniciativa criticada por Israel.