Responsáveis tiveram de eutanasiar cerca de metade das baleias devido ao estado em que foram encontradas.
Corpo do artigo
145 baleias-piloto foram encontradas na ilha Stewart, na Baía de Manson, Nova Zelândia, depois de terem dado à costa. Metade dos animais já tinha morrido quando o grupo foi encontrado e os restantes acabaram por ser abatidos devido à baixa probabilidade de sobrevivência.
As baleias foram encontradas por um homem que fazia uma caminhada, no passado sábado, e foi o próprio quem comunicou com o Departamento de Conservação para pedir ajuda.
Ao New Zealand Herald, Ren Leppens, responsável de operações, explicou que as condições não permitiram salvar as baleias. "Infelizmente, a probabilidade de sermos capazes de devolver as restantes baleias com sucesso à água era extremamente baixa. A localização remota, a falta de pessoal próximo e a condição deteriorante das baleias significavam que a coisa mais humana a fazer era eutanasiá-las. Mas é sempre uma decisão que parte o coração", disse.
https://www.youtube.com/watch?v=s-1mE3GWhxo
O encalhe das baleias-piloto pode ter acontecido por doença, por características específicas da geografia, pelas condições atmosféricas, por uma mudança repentina da maré ou mesmo devido à perseguição de predadores.
A Nova Zelândia é conhecida por ser o país onde morrem mais baleias nas praias, devido a diversos encalhes, tendo em conta uma média de 85 incidentes por ano.
LEIA MAIS: Imagens mostram baleia encontrada morta com mais de mil peças de plástico no estômago