Quatro homens condenados a prisão perpétua por violação em grupo na Índia (vídeo)
Um tribunal condenou hoje quatro homens a prisão perpétua pela violação em grupo de uma operadora de telefones de 18 anos, em julho de 2013, no centro da cidade indiana de Bombaim.
Corpo do artigo
Três deles tinham sido também considerados culpados de outra violação em grupo, também em Bombaim, no oeste da Índia, cometida um mês depois contra uma fotojornalista de 22 anos numa antiga fábrica vazia, segundo a cadeia de televisão NDTV.
[youtube:hJpTIUivSXQ]
A sentença neste caso foi adiada para a próxima segunda-feira, dia 24, depois de o tribunal considerar os três homens culpados da violação, de outros atos degradantes contra a jovem e da destruição de provas.
Um total de sete pessoas foram detidas nestes dois casos, entre as quais dois menores, que forma ouvidos num tribunal especial.
A jovem, de 22 anos, estava a realizar uma reportagem para uma revista local de língua inglesa, acompanhada por um colega.
Os homens agrediram e ataram o rapaz enquanto três deles violaram por turnos a jornalista, que sofreu graves feridas internas.
Esta violação reavivou a indignação contra os assaltos sexuais na Índia, onde no final de 2012 uma estudante de 23 anos morreu após ser agredida, juntamente com o namorado, num autocarro em Nova Deli.
O caso provocou protestos e desencadeou um debate sem precedentes sobre a situação da mulher na Índia, o que levou o Governo a endurecer as leis contra os agressores sexuais, que incluiu a condenação à morte para casos de violações de especial gravidade.