A força da Aliança Atlântica no país (ISAF) revelou que quatro soldados da NATO foram hoje mortos hoje no Afeganistão em dois ataques distintos no sul e no leste do país.
Corpo do artigo
«Dois militares da ISAF foram mortos durante um ataque de rebeldes no leste do Afeganistão» e dois outros «num ataque de rebeldes no sul» do país, indicou a NATO num comunicado, sem mais pormenores.
A NATO nunca revela as nacionalidades dos seus militares mortos, deixando essa divulgação para as autoridades dos países em causa.
A coligação registou no sábado a sua perda mais importante num único incidente desde o início do conflito afegão, no final de 2001, com a queda de um dos seus helicópteros. Morreram 30 soldados norte-americanos, assim como sete membros das forças especiais afegãs e um tradutor civil.
As mortes de hoje fazem subir para 383 o número de militares estrangeiros mortos desde o início do ano no Afeganistão, segundo uma contagem feita pela agência France Presse com base em dados do "site" especializado icasualties.org.
Mais de 2650 militares da coligação foram mortos no quadro de operações no Afeganistão em cerca de dez anos do conflito.