Depois das tentativas falhadas de um quebra gelo francês e de um navio chinês, um quebra gelo australiano tenta hoje libertar o MV Akademik Shokalskiy, preso desde terça-feira na Antártida.
Corpo do artigo
Os 74 passageiros a bordo do navio preso acreditam que hoje pode ser o dia de sorte, até porque dão conta de algumas brechas no espesso manto branco que rodeia a embarcação.
O vento mudou de direção, está menos frio e pequenas poças de água começaram a formar-se no meio do gelo que esta manhã, dá sinais de começar a ceder.
[youtube:YQ4B4J9WBT4]
O produtor da BBC, Andrew Luck-Baker, é um dos 74 passageiros a bordo do navio russo, o MV Akademik Shokalskiy, que está preso no gelo da Antártida, desde a véspera de Natal.
Ao final da manhã, um navio australiano vai tentar quebrar o gelo. Será a terceira tentativa, depois do fracasso dos franceses e chineses. No navio russo encalhado, os ânimos estão mais calmos. Andrew Luck-Baker acredita que o golpe de sorte pode acontecer este domingo.
A bordo do navio russo, a expressão que mais se usa agora é o factor A, A de Antártida. Ninguém sabe o que vai acontecer, tudo é imprevisivel, mas o certo é que se também o navio australiano falhar, há um plano B: os passageiros podem ser retirados de helicóptero.