O aparelho da companhia de Taiwan caiu num rio nos arredores da capital, Taipé, com 58 pessoas a bordo. Dezassete pessoas foram resgatadas com vida. 19 passageiros perderam a vida.
Corpo do artigo
O acidente ocorreu por volta das 11h00 locais (03:00 em Lisboa), poucos minutos depois de o avião ter descolado do aeroporto de Songshan, em Taipé, com destino à ilha de Kinmen.
[youtube:gDqkW2iuWwc]
O avião da TransAsia, um ATR 72-600, operava um voo doméstico e atingiu uma ponte antes de cair num rio próximo.
Imagens transmitidas pelas televisões mostravam responsáveis de equipas de resgate em pé sobre grandes secções do avião a tentar puxar os passageiros para fora do aparelho com cordas.
O último balanço, noticiado pela agência Reuters, dá conta de 19 mortos. Alguns passageiros foram resgatados com vida, incluindo duas crianças, que foram colocadas em barcos e levadas para terra. Os passageiros resgatados com vida foram transportados para o hospital.
Este é o segundo acidente desta companhia no espaço de seis meses.
As autoridades de Taiwan estão a pressionar a TransAsia Airways a rever os procedimentos de manutenção e de segurança depois do acidente desta madrugada com um avião desta companhia aérea.
O acidente em Taipé aconteceu sete meses depois de um outro com um avião da TransAsia e no qual morreram 48 passageiros.
O chefe executiva da TransAsia, Chen Xinde, já veio a público pedir desculpa por este acidente. Após a queda do aparelho, as ações da empresa caíram sete por cento.
A Administração de Aviação Civil de Taiwan não faz por agora qualquer comentário, remetendo uma reação para depois do fim da investigação.