Uma jornalista... de dez anos. Meses depois de iniciar o seu jornal, Hilde ficou famosa por cobrir um homicídio. Malala Yousafzai, que defende a emancipação feminina, partilhou esta fotografia.
Corpo do artigo
2 de abril de 2016. Hilde Kate Lysiak, uma menina de nove anos, ficou com a "pulga atrás da orelha" quando ouviu falar num crime perto de casa. "A polícia está a investigar um possível homicídio na 9th Street, em Selinsgrove", começou assim a reportagem, no seu jornal online "Orange Street News". A polícia local não confirmava, era uma investigação em curso. As atualizações seriam feitas na página.
hDT8T0ZYX_E
Hilde tem hoje dez anos. O que surpreende é que o seu fascínio pela profissão de jornalista mantém o "Orange Street News" de pé desde janeiro de 2015. Só em maio, até à data deste artigo, Lysiak publicou 22 artigos. A última entrada no jornal foi sobre um caso de droga e consequente detenção.
Em abril do ano passado o fenómeno da jovem jornalista foi viral, levando o The Guardian a convidá-la a escrever um artigo - " Yes, I"m a nine-year-old girl. But I"m still a serious reporter. É que em Selinsgrove, na Pensilvânia, alguns locais não achavam piada ao que ela andava a fazer. "Os residentes de Selinsgrove disseram publicamente que o meu trabalho era lixo e disseram-me que eu devia deixá-lo. Outras pessoas disseram que devia limitar-me a festinhas de chá e a brincar com bonecas", escreveu no diário inglês.
https://www.instagram.com/p/BUHzcV_FXhF/?taken-by=malalafund
Ela encolheu os ombros e continuou a sua missão, tornando-se num exemplo para outras meninas e para a comunidade. O que a cola, noutra escala, a Malala Yousafzai, a paquistanesa baleada na cabeça por talibãs, que recebeu o Nobel da Paz em 2014. Malala defende o acesso à educação das meninas oprimidas, incentivando a sua emancipação - "Uma criança, um professor, um livro, uma caneta podem mudar o mundo", é o seu lema.
As duas conheceram-se em julho de 2016, quando Hilde entrevistou Malala perante uma numerosa plateia, em Providence, Rhode Island. No dia 8 de março de 2017, no Dia Internacional da Mulher, Hilde escreveu no "Orange Street News" sobre a sua influência para as mais jovens e ainda contou sobre o dia em que conheceu Malala. "Foi incrível. Ela costumava viver num lugar onde as pessoas pensam que as meninas não devem ir à escola. (...) Ouvir as suas palavras partiram-me o coração", contou, questionando o que temem os homens que não deixam as meninas estudar.
Deverá ser por isso que Malala partilhou na segunda-feira uma fotografia com Hilde, no Instagram da conta do Malala Fund. Afinal, a jovem jornalista deu início a uma luta contra aqueles que não permitem que meninas como ela estudem. E essa é a missão de Malala.
788656163403489281