O caso está a ser investigado pela polícia espanhola em colaboração com as autoridades britânicas.
Corpo do artigo
O homem que foi filmado a insultar uma mulher num avião da Ryanair foi identificado pela polícia de Essex.
A informação foi transmitida às autoridades espanholas, que estão a liderar a investigação do caso, assim como dados sobre a vítima, Delsie Gayle, de 77 anos.
Depois de analisar as imagens, o Ministério do Desenvolvimento, através da Agência de Segurança Aérea Estatal, anunciou que também está a acompanhar o caso para averiguar se o passageiro em causa "pode ser sancionado como passageiro conflituoso, de acordo com as normas vigentes", escreve o El Pais.
Antes da descolagem de um voo de Barcelona para Londres, o homem teceu comentários depreciativos e racistas contra a mulher que estava sentada ao seu lado.
Num vídeo publicado no YouTube por outro passageiro, o homem diz que não quer sentar-se ao lado da mulher a quem chama "bastarda, preta e feia".
"Se não mudares de lugar eu empurro-te para outro lugar", gritou o homem. Quando filha de Delsie je junta à discussão para dizer que a mãe tem problemas de mobilidade, o homem responde: "Não quero saber se ela é deficiente ou não; se eu lhe digo para sair, ela tem de sair"
A Ryanair está a ser alvo de críticas por não expulsar o passageiro do avião e em vez disso optar por mudar Delsie de lugar.
"Não vamos tolerar comportamentos desordeiros como este", escreveu a Ryanair em comunicado, acrescentando distúrbios deste género resultarão, daqui em diante, na expulsão dos passageiros.