A CHIN Rádio, uma rádio multicultural do Canadá, quer angariar pelo menos 50 mil euros para as vítimas do ciclone Idai. "Juntos por Moçambique" é o nome da iniciativa que decorre até sexta-feira.
Corpo do artigo
Em entrevista à TSF, o coordenador do departamento de português da CHIN Rádio, Dário Amaral, lembra que não é a primeira vez que há uma iniciativa do género. Em 2017, uma outra "maratona radiofónica" conseguiu juntar 70 mil dólares canadianos (cerca de 46,6 mil euros), que foram depois distribuídos por 14 famílias afetadas pelos incêndios de Pedrógão Grande.
Desta vez foram as imagens de destruição que o ciclone Idai deixou em Moçambique que levaram a CHIN Rádio, a Associação Cultural do Minho, a Casa das Beiras de Toronto, a Casa dos Poveiros de Toronto, o Clube Português de Mississauga, os jornais Sol Português e Voice e o TNTfx a unirem-se na iniciativa solidária "Juntos por Moçambique".
TSF\audio\2019\04\noticias\10\dario_amaral_juntos_por_mocambique
A "maratona" começou esta quarta-feira e decorre até sexta-feira, entre as 6h00 e as 11h00 (11h00 e as 16h00 de Lisboa) e vão ser disponibilizadas três linhas telefónicas na agência de viagens Bento's Travel.
Questionado sobre como será utilizado o dinheiro angariado, Dário Amaral indica dois objetivos: máquinas purificadoras de água e chapas de zinco, um material utilizado em muitas habitações que ficaram destruídas ou danificadas.
Dário Amaral sublinha ainda que os fundos que forem angariados vão ter como destino as aldeias nos limítrofes da Beira, uma vez que a maioria das organizações humanitárias estão a enviar a ajuda diretamente para a Beira.
A CHIN Rádio foi fundada em 1966, é uma rádio multicultural localizada em Toronto e em Otava, e conta com 108 horas semanais em língua portuguesa.