O PSOE avisa que é tempo de Rajoy e que se o líder do PP quer conversar que fale com os que estão ideologicamente próximos.
Corpo do artigo
Mariano Rajoy quer um governo forte, capaz de fazer reformas e manter o rigor das contas públicas. Para isso, o líder dos conservadores espanhóis diz estar disponível para falar com os outros partidos.
O PP voltou a vencer as legislativas em Espanha, mas de novo sem maioria, conseguindo 33 por cento dos votos, mais 14 deputados do que em dezembro. Em conferência de imprensa, Rajoy considerou que os espanhóis voltaram a dizer aos partidos que querem diálogo para a formação do novo executivo e disse estar disponível para isso mesmo.
O líder do PP gostava de ter um acordo com os outros partidos, para formar governo. No entanto, adiantou, se não conseguir avança sozinho e tentará consensos nos temas mais importantes.
Nesta conferência de imprensa, Mariano Rajoy disse querer um governo forte, com um apoio sólido no parlamento e que consiga fazer a reforma da economia e controlar as finanças públicas.
Pela manhã, numa entrevista à Rádio Cope, Rajoy disse que espera ter um governo para apresentar ao parlamento espanhol daqui a um mês.
O PSOE, que conseguiu segurar o segundo lugar nestas legislativas, embora com um menor número de votos recolhidos face às eleições de novembro de 2015, já veio a público dizer que o tempo é de Rajoy.
O porta-voz dos socialistas espanhóis disse que o líder do PP não conta com o apoio do PSOE, nem de forma explicita nem de forma implícita. Em conferência de imprensa, Antonio Hernando foi categórico e disse que se Rajoy quer conversar que fale com os que lhe estão ideologicamente próximos.