Raro e visível só em algumas partes do mundo. Veja as imagens do eclipse solar híbrido
Combinação entre um eclipse solar total e um eclipse solar anelar não se irá repetir nos próximos oito anos.
Corpo do artigo
Milhares de pessoas estacionaram caravanas, usaram telescópios e óculos de proteção para observar o eclipse solar híbrido, esta quinta-feira, em várias partes do mundo.
Os eclipses solares híbridos são um fenómeno raro, que consistem na combinação entre um eclipse solar total - quando a lua esconde totalmente o sol, - e um eclipse solar anelar - quando a lua está no seu ponto mais afastado da Terra -, de acordo com a organização EarthSky.
S2U3a1xXv8k
Na Austrália, em Exmouth e Barrow Island, foi possível ver o eclipse solar na totalidade durante 58 segundos. "As pessoas tornaram-se fãs do eclipse solar e viajam pelo mundo para repetirem a experiência", disse John Lattanzio da Sociedade Astronómica da Austrália, citado pela AFP.
Também em Timor-Leste e na região de Papua, na Indonésia, a visibilidade foi total, o que levou a especialistas, turistas e visitantes de vários países a juntaram-se para observar a escuridão do dia.
Outras partes do mundo puderam observar parcialmente o eclipse solar híbrido, mas Portugal não foi uma delas.
Apesar de estar previsto um eclipse solar anelar para outubro deste ano, um eclipse como este só voltar a repetir-se daqui a oito anos.