Após reunião diplomática, em Itália, com Silvio Berlusconi, o responsável do Conselho Nacional de Transição, Mahmoud Jibril, anunciou que a Líbia tem graves dificuldades fnianceiras.
Corpo do artigo
Mahmoud Jibril, número dois do Conselho Nacional de Transição (CNT) líbio, anunciou que o seu país precisa de «ajuda urgente» e que se depara com graves dificuldades financeiras e económicas.
A declaração de Mahmoud Jibril foi feita, esta quinta-feira, durante uma conferência de imprensa, em Roma, onde também esteve presente o primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi que prometeu ajudar a Líbia com dinheiro e combustível .
«Esperamos muito» da comunidade internacional e «precisamos de ajuda urgente», disse JIbril, referindo-se, sobretudo, às «pessoas que não recebem salários há meses» na Líbia.
O responsável pelos assuntos exteriores do Conselho Nacional de Transição adiantou ainda que órgão político dos rebeldes já definiu prioridades para o território líbio.
Nas próximas semanas, afirma, o CNT quer, entre outras medidas, «restaurar a estabilidade no país, iniciar o processo de transição na justiça, criar um exército nacional, recolher as armas que estão nas ruas e preparar a abertura do ano lectivo que deve começar no próximo mês».
A visita de Mahmoud Jibril a Itália decorreu no âmbito de uma deslocação diplomática que o levou na quarta-feira a França, onde se reuniu com o presidente francês, Nicolas Sarkozy.
O responsável do CNT vai ainda à Turquia para uma reunião do Grupo de Contacto sobre a Líbia.