Em Espanha o 15 M, conhecido como o movimento dos indignados, vai ter direito a uma placa em plena Praça da Porta do Sol. Precisamente no local onde em maio de 2011 centenas de pessoas acamparam em protesto.
Corpo do artigo
Começou por ser um movimento, foi crescendo e hoje muitos dos elementos que dele fizeram parte formaram partidos. O 15 M (15 de maio), mais conhecido por movimento dos indignados, protagonizou em Espanha uma das maiores manifestações de sempre, com centenas de acampados na praça da Porta do Sol, no centro de Madrid.
Muitos dizem que daí nasceu o Podemos. Atualmente este partido, liderado por Pablo Iglesias, está apontado, de acordo com as sondagens, como a terceira ou quarta força política no país.
Em Madrid, a força do 15 M vai ganhar forma numa placa, que vai ser erguida precisamente na praça mais conhecida da cidade.
Juan Moreno, porta-voz da força política de esquerda Ahora Madrid, diz que o objetivo é que "fique num lugar visível na Praça da Porta do Sol, no sítio onde as pessoas acamparam. Idealmente gostaríamos que ficasse no sítio onde estava o cartaz original que as pessoas usaram na altura, porque assim conseguíamos reproduzir um ato histórico."
A placa vai ter inscrita uma frase que ficou famosa na altura: "Dormíamos, mas agora acordámos".
Juan Moreno explica que "esse lema está relacionado com uma altura em que parte da sociedade espanhola e também parte da juventude, até nem estavam muito ativas politicamente mas com o explodir da crise rebentou esse ativismo social que marcou o mês de maio de 2011".