Rede de metropolitano de Pequim deverá crescer 6,5 quilómetros por mês até 2020 (vídeo)
A rede de metropolitano de Pequim, que já é uma das mais extensas e mais usadas em todo o mundo, deverá crescer em média 6,5 quilómetros por mês até 2020, atingindo 1.000 quilómetros anunciou hoje a imprensa oficial.
Corpo do artigo
A evolução tem sido impressionante. Basta ver que no início do século XXI, Pequim tinha apenas duas linhas de metropolitano e enquanto que agora a rede de metropolitano da capital chinesa é composta por 17 linhas ao longo de 527 quilómetros.
[youtube:xIFW6Ro_Buw]
O anúncio de hoje coincide com a abertura de quatro novas linhas e de um novo tarifário. O sistema de preço único - 2 yuan (35 cêntimos) - passou a ser coisa do passado e a partir de agora o preço do bilhete varia consoante a distância: desde 3 yuan (cerca de 52 cêntimos) por seis quilómetros até 10 yuan (1 euro e 75 cêntimos) se exceder os 92 quilómetros.
Para o ano, o número de linhas subirá para 19 e cinco anos mais tarde, a extensão total da rede deverá chegar aos 1.000 quilómetros, disse a agência noticiosa oficial chinesa.
O metropolitano de Pequim transporta diariamente cerca de dez milhões de passageiros, o que equivale a quase metade da população do município.