O ex-presidente chinês Hu Jintao foi escoltado para fora do congresso do Partido Comunista. Veja o vídeo.
Corpo do artigo
Uma pesquisa pelo nome do ex-presidente chinês Hu Jintao nas redes sociais do país omite a sua aparente expulsão da cerimónia de encerramento do 20.º Congresso do Partido Comunista da China (PCC).
Na rede Weibo - equivalente ao Twitter, que está censurado no país asiático -, a mais recente publicação sobre Hu data de 18 de outubro e inclui alguns comentários seus sobre o desenvolvimento económico do país. Todos os restantes resultados são referências breves à sua presença na inauguração do congresso do PCC, no dia 16 de outubro.
No Twitter, contas especializadas sobre política da China apressaram-se a partilhar as imagens do antigo líder chinês a ser subitamente retirado da cerimónia de encerramento do congresso, que se realizou esta semana, no Grande Palácio do Povo, em Pequim.
Early drama: Hu Jintao seen being led out soon after reporters are led into the main hall pic.twitter.com/pRffGZF60I
- Danson Cheong (@dansoncj) October 22, 2022
Hu, de 79 anos, está sentado numa posição de destaque, na mesa da frente, ao lado do seu sucessor, o atual líder Xi Jinping, quando é abordado por dois funcionários.
O ex-presidente parece argumentar brevemente com um dos funcionários, enquanto o membro do Comité Permanente do Politburo do Partido Li Zhanshu, que está sentado do outro lado, coloca a mão nas costas do antigo líder.
Hu levanta-se e fala durante cerca de 30 segundos com os dois homens, parecendo relutante em sair. É então escoltado, com um dos funcionários a segurar o seu braço, enquanto outros membros do Partido Comunista, sentados atrás da mesa principal, observam.
Antes de sair, Hu parece dizer algo a Xi Jinping e dá um toque amigável no ombro do primeiro-ministro, Li Keqiang.
A certa altura, enquanto Hu está de pé e discute com os dois homens antes de sair, Li Zhanshu parece tentar levantar-se do seu assento, mas é puxado de volta por outro membro do Comité Permanente do Politburo Wang Huning, que está sentado do outro lado.
Não se sabe o que levou à retirada de Hu.
O atual líder da China, Xi Jinping, emergiu durante a sua primeira década no poder como um dos líderes mais fortes na História moderna da China, quase comparável a Mao Zedong, o fundador da República Popular, que liderou o país entre 1949 e 1976.
Xi deve quebrar neste congresso com a tradição política das últimas décadas ao assegurar um terceiro mandato no poder.