Referendo ao casamento homossexual na Irlanda: há já quem festeje a vitória do SIM
As primeiras sondagens no referendo irlandês ao casamento homossexual apontam para uma vitória do Sim nas áreas urbanas, de acordo com o jornal "The Irish Times". Os resultados oficiais só deverão ser conhecidos ao fim do dia, contudo, em Dublin Oeste, numa altura em que já foram contadas 13% das urnas, o Sim alcança 73% dos votos.
Corpo do artigo
Em Dublin Centro-Norte as projeções apontam para 65% a 70% pelo casamento gay.
O ministro da Igualdade, Aodhán Ó Ríordáin, veio afirmar publicamente que o Sim deverá ganhar. "Penso que ganhou, vi em zonas rurais, normalmente mais conservadoras, que o Sim estava em vantagem." David Quinn, um dos maiores defensores do Não, deu no Twitter os parabéns ao Sim.
Os eleitores irlandeses não votam apenas pelo alargamento do casamento civil a casais do mesmo sexo. Hoje, também se manifestam sobre a redução da idade dos candidatos presidenciais, se concordam que passe dos 35 para os 21 anos. Porém, as urnas com os votos sobre o casamento gay são as primeiras a ser abertas.
O ex-lider do partido trabalhista irlandês, Eamon Gilmore defensor do referendo já comemorou a vitória do SIM este sábado no centro de contagem de votos de RDS. Uma declaração registada pelo jornal Irish Times.
Primeiro estou deliciado com o resultado da adesão da população irlandesa...foi uma grande resposta do povo irlandês. Penso que ontem foi feito um ato de verdadeira inclusão, foi um dia de libertação para os homossexuais. Foi uma declaração muito poderosa de igualdade do povo Irlandês... acho que também é uma posição muito firme da Irlanda para o resto do mundo....Aqui estamos, o primeiro país do mundo , que através da voz do povo, permite o casamento Gay