As investigações europeias às práticas nos centros italianos de acolhimento já começaram após a divulgação de um vídeo, onde são mostrados imigrantes ao frio sem roupa.
Corpo do artigo
A Comissão Europeia ameaçou a Itália com uma ação nos tribunais por possível quebra das regras europeias isto depois de ter surgido um vídeo que demonstra os maus tratos dados a refugiados num centro de detenção italiano.
A responsável da Comissão Europeia para os Assuntos Internos disse que as investigações da União Europeia já começaram depois de um vídeo ter mostrado imigrantes sem roupa ao frio num centro de detenção em Lampedusa.
[youtube:ogxYb65qHmQ]
Nas imagens, difundidas pela RAI2, vêem-se alguns imigrantes a despirem-se completamente frente a companheiros de viagem e depois a serem desinfestados, um procedimento que está a ser comparado com o que se passou em campos de concentração.
«As imagens que vimos deste centro de detenção em Lampedusa são horríveis e inaceitáveis. Não hesitaremos em lançar um procedimento por infração para garantir que os padrões e obrigações europeias sejam respeitadas», disse Cecilia Malmstrom.