Lakhdar Brahimi, mediador da ONU para a Síria, explicou que existe a esperança de que mulheres e crianças possam sair do centro de Homs na segunda-feira.
Corpo do artigo
O regime sírio autorizou as mulheres e crianças que estão sitiados há meses no centro de Homs a saírem desta cidade, revelou Lakhdar Brahimi, mediador da ONU para a Síria.
«Foi-nos informado pelo lado do governo que as mulheres e as crianças na área sitiada da cidade velha podem sair imediatamente», acrescentou.
Em conferência de imprensa após mais um dia de conversações em Genebra sobre o conflito sírio, Brahimi explicou que existe a esperança de que mulheres e crianças possam sair do centro de Homs na segunda-feira.
Após estas declarações, o vice-ministro sírio dos Negócios Estrangeiros lembrou que a saída destes civis não depende do regime de Damasco, mas dos grupos rebeldes que operam na zona.
Este responsável da diplomacia da Síria sublinhou ainda que foram os rebeldes que têm impedido a saída de mulheres e crianças de Homs nos últimos dois anos.
Entretanto, os opositores ao regime de Bashar al-Assad exigiram condições de segurança para a saída sem incidentes destes civis.