O comissário europeu dos Assuntos Económicos, Olli Rehn, manifestou otimismo face à reunião do Eurogrupo que hoje decorre em Bruxelas, manifestando o desejo de que a mesma formalize o segundo programa de resgate financeiro à Grécia.
Corpo do artigo
Depois de «longas e difíceis negociações», o comissário relembrou que o acordo é essencial para evitar a bancarrota helénica e também para «garantir a estabilidade financeira em toda a Europa».
Em mensagem vídeo divulgada esta tarde na capital belga, Olli Rehn sublinhou ainda que o aval final ao programa de resgate permitirá o regresso da Europa à recuperação económica.
A reunião de hoje dos ministros das Finanças da zona euro arrancou pelas 16:00 de Bruxelas, menos uma hora em Lisboa, e o encontro, centrado na Grécia, deverá prolongar-se noite dentro na capital belga.
O Eurogrupo irá hoje avaliar se a Grécia cumpre todos os requisitos exigidos para um segundo programa de assistência financeira, devendo acordar um novo pacote no valor de 130 mil milhões de euros.